Traduzir Para...

Compra Premiada eletro mil melhor Impossível ,fone (99) 3538.1114, Acailandia, MA

Compra Premiada  eletro mil melhor Impossível  ,fone (99) 3538.1114, Acailandia, MA
Compra Premiada eletro mil melhor Impossível Av Des Tacito de Caldas 207 ,fone (99) 3538.1114, Acailandia, MA

Hélio Santos: de ajudante de vaqueiro a deputado federal


Conheça mais sobre a vida do deputado federal que representa a região Sul do Maranhão

O nosso homenageado de hoje é o deputado federal Hélio Batista dos Santos. Ele nasceu há 48 anos em Carlos Chagas, no norte de Minas Gerais. Á época, o pai dele – Joaquim Batista dos Santos - era agricultor, uma pessoa humilde, mas visionário, e mãe dele, Adelina Batista dos Santos, dona de casa.
Homem íntegro e trabalhador, “Seu Joaquim” resolveu mudar de vida e viajou em 1975 com a esposa e os sete filhos para o Maranhão - com esperança de dias melhores para a família. (uma irmã do deputado, Edilene, morreu em acidente de carro na Belém-Brasília em 1997). Os pais e os irmãos dele até hoje moram em Acailândia. O menino Hélio chegou a Açailândia com 11 anos de idade, quando a cidade ainda era distrito de Imperatriz. O pai dele continuou atuando firme e forte na roça. “Seu Joaquim” não era um homem rico em se tratando de dinheiro e patrimônio, mas rico em honestidade e dignidade. Ele ensinou os filhos a respeitar o próximo e a respeitar a todos com seriedade e humildade. “Isso nos credenciou para que fôssemos pessoas sérias e íntegras na vida. Com muita disposição”, lembra o flamenguista Hélio Santos. “Seu Joaquim” trabalhou muito na vida e até hoje dirige um pequeno caminhão em Açailândia, prestando serviço para a prefeitura daquele município. “Cresci junto com Açailândia, onde só fiz boas amizades. Então, sou açailandense de criação, com muito orgulho”, destaca o hoje deputado federal do município.
Ajudante de vaqueiro
A vida do menino Hélio não foi fácil e só conseguiu concluir o ensino médio. Como ele mesmo gosta de frisar, tem “a faculdade da vida, que a cada dia tem um aprendizado diferente”. Com essa faculdade, segundo ele, aprendeu muito ao fazer política no dia a dia, convivendo com os problemas e com as soluções diárias e com diferença do dia anterior. “Aprendemos a cada dia para contribuirmos com a nossa cidade, com a região tocantina e com o Maranhão”, assegurou.
Ainda com 11 anos de idade, o menino Hélio foi trabalhar com o primo Hildon como ajudante de vaqueiro numa fazenda no município de Imperatriz, onde estudou na Escola Técnica Amaral Raposo. Trabalhou no escritório de uma serraria do primo perto do Frigorífico Tocantins e lá aprendeu muito coisa. Fez inclusive o curso de datilografia. Daí, em 1982 foi trabalhar no comitê político do então candidato Renato Moreira, cuja campanha era coordenada pelo empresário Parreira, uma pessoa por quem Hélio tem um carinho especial. “Eles me ajudaram muito”, lembra o deputado sobre a família Parreira e o amigo Aruanã, já falecido.
Franciscano
Após a derrota do grupo na eleição, o jovem Hélio estava desempregado. O primo dele, Hildon, era muito amigo do empresário Frasciscano, ex-prefeito de São Francisco do Brejão e com isso ele foi trabalhar no escritório da Madeira Jatobá. Pouco tempo depois Fransciscano vendeu a serraria e o destemido Hélio foi trabalhar no escritório das Fazendas Reunidas Bola Branca, também do empresário Franciscano. Foi gerente da Casa Globo, de materiais de construção, pertencente ao grupo Franciscano.

De lá, foi trabalhar 1988 como primo Ildemar na campanha para prefeitura de Açailândia. Ildemar perdeu a eleição e o jovem Hélio ficou desempregado de novo. Por pouco tempo. Enquanto Ildemar cuidava da fazenda no Cajuapara, Hélio trabalhava para ele como motorista levando e buscando os filhos do seu primo para a escola em Açailândia.
Vereador
Hélio trabalhou também numa empresa de Ildemar que produzia manga, banana, pimenta do reino, arroz e milho. Quatro anos depois, Ildemar se elegeu prefeito e Hélio continuou administrando a empresa. Quando Ildemar estava terminando o mandato de prefeito, convidou Hélio para ser candidato a vereador (1996) por ser muito conhecido na região. O candidato do grupo a prefeito Leonardo Lourenço de Queiroz perdeu a eleição para o então deputado Deusdeth Alves Sampaio, mas o predestinado ao sucesso Hélio Santos foi eleito vereador por quatro mandatos consecutivos e agora deputado federal.
Casamento e filhos
Católico, casado há 13 anos com a maranhense Alessandra Viana Santos (33), e pai de dois filhos: Vítor Henrique, de 12 anos, e Hélio Junior, de 6. O rapaz Hélio conheceu a jovem Alessandra numa festa no antigo Clube 2001, hoje Zeppelin. “Tenho uma convivência de muito amor com minha esposa. Somos muito felizes. Ela me dá força para que eu possa desenvolver minhas ações no campo político e no campo profissional e na vida particular. Com o apoio dela, tenho força para seguir meu trabalho com humildade, seriedade e respeito a todos os segmentos possíveis da vida, disse o deputado tucano, emocionado durante a entrevista na sala de cafezinho da Câmara na semana passada.
Eu pergunto e Hélio Santos responde!
E as expectativas sobre o mandato?
São as melhores possíveis. O então deputado Sebastião Madeira contribuiu e muito para o desenvolvimento de Imperatriz e da região tocantina, levando recursos (via emendas do Orçamento da União). Assim como o prefeito Madeira, os prefeitos Idelmar, de Açailâdia, e o Deoclides Macedo, de Porto Franco, me ajudaram muito e obtive 58.413 votos dos eleitores da região tocantina. Sou deputado de todos e não só desses que me elegeram. Vou trabalhar pela minha cidade Açailândia, por Imperatriz e por todas as outras cidades do Maranhão, em especial pelas da região tocantina
Tenho a responsabilidade sobre meus ombros de representar essa região e representar bem. Portanto, estou aqui iniciando o mandato e me ambientando para que eu possa conduzir meu mandato da melhor forma possível e contribuir para o desenvolvimento da região tocantina, do estado do Maranhão e do Brasil. O povo do Maranhão pode ter certeza que vou dar o máximo de mim na Câmara. Portanto, tenho uma expectativa muito grande. Tenho uma responsabilidade muito maior nesta hora e vou procurar fazer um grande trabalho, levando recursos para contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo do nosso estado.
Quais as suas propostas?
Olha, eu andei fazendo uma campanha pé no chão, andando toda a região, conhecendo os problemas, as dificuldades dos prefeitos e notei que o maior problema é a questão da saúde. Mas vi também a questão do sistema prisional, muito precário, delegacias lotadas, e este é outro problema que me preocupa.

Da simplicidade da Câmara de Açailândia, Hélio agora está no complexo plenário da Câmara. Foto: Reprodução

Mas, enfim, são inúmeras situações que na Câmara a gente pode contribuir e eu vou procurar contribuir da melhor forma possível, tirando o melhor do meu mandato para contribuir para o povo da região tocantina e do Maranhão. Quero ajudar amenizar o sofrimento do povo, especialmente dos mais humildes. Asseguro que estarei aqui percorrendo os ministérios, como, por exemplo, da Saúde, da Infraestrutura, da Educação, das Cidades, para que junto com a bancada do Maranhão possamos juntar força para levar recursos para o estado e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão.
O senhor então não é um deputado temático...?
Não. O Estado do Maranhão enfrenta dificuldades e precisa de nosso apoio em todas as áreas: saúde, educação, infraestrutura,segurança, etc. Mas estou aqui na Câmara para dar tudo de mim e fazer o melhor possível pelo Maranhão.
Eu vejo o sofrimento dos prefeitos quando o assunto é saúde. Saúde não espera para amanhã e na Câmara vou dar uma atenção especial para a área da saúde. Fui vereador por quatro mandatos em Açailândia. Acompanho o sofrimento do prefeito Madeira na área de saúde, já que os hospitais do município recebem pacientes do Pará e do Tocantins, além dos maranhenses e Imperatriz enfrenta dificuldade. Mas não é só o estado do Maranhão que enfrenta dificuldade na saúde. É o país como um todo.
Já tive uma conversa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre essa situação e agendei uma audiência com ele para a gente discutir melhor essa questão e ver o que a gente pode fazer para levar melhorias e qualidade de vida para o povo da região tocantina e para o Maranhão. Quero e vou contribuir com meu mandato para isso. Sou um funcionário do povo do país, do Maranhão e, em especial, da região tocantina. Estou aqui (na Câmara) para trabalhar e para contribuir. Portanto, aquilo que eu puder fazer; não importa qual seja o segmento, eu vou fazer.
Deputado, o senhor foi eleito com os votos do povo da região tocantina, mas teve uma grande votação no município de Açailândia. O que significa para o senhor ser o representante direto de Açailândia na Câmara Federal?

Primeiro, eu só tenho que agradecer ao povo do Maranhão e da minha cidade por ter contribuído com a minha eleição, me dando cerca de 20 mil votos, ou seja, quase 40% dos votos do município. Isso gerou uma expectativa muito grande sobre ter um deputado federal da cidade. Eu sou o primeiro deputado federal eleito por Açailândia. Estou consciente do tamanho desta responsabilidade em ajudar o Maranhão, especialmente Açailândia, uma jovem cidade de 29 anos, 102 mil habitantes e uma das principais cidades do estado, que tem uma localização importantíssima e privilegiada.

Tenho conhecimento dos problemas do município. Baseado nesse conhecimento, estou na Câmara para trabalhar pelo povo que me elegeu e por todo o estado. Eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus e ao povo da minha cidade e do Maranhão por ter me dado esse crédito, lembrando que o povo de Açailândia me deu quatro mandatos de vereador, sendo dois como presidente da Câmara.
E agora sou o primeiro deputado federal de Açailândia. Isso me orgulha muito e com certeza orgulha o povo do município. Vou procurar aqui na Câmara fazer como sempre fiz quando era vereador: trabalhar com humildade, com seriedade e com respeito representar o povo, porque é um povo humilde, sofrido, porém sério e trabalhador. É um povo guerreiro. Isso é o que nos credencia a trabalhar muito pela região tocantina.
Uma frase e o pensamento revelado:
Um momento de muita alegria
Tenho vários. Quando conheci minha esposa, quando nasceram meus filhos e quando me elegi pela primeira vez vereador em Açailândia e, claro, agora quando fui eleito deputado federal, lembrando que eu não era candidato a 100 dias antes das eleições.
Meu candidato era o candidato que o prefeito Madeira fosse apoiar e ele trabalhava para que fosse o Pastor Porto, mas o Pastor saiu candidato a vice na chapa de Jackson Lago. Tinha a possibilidade de apoiarmos o deputado Roberto Rocha, mas ele saiu candidato ao Senado. De repente, o prefeito Madeira, o prefeito Ildemar e o Roberto Rocha optaram por ter um candidato da região tocantina e resolveram apoiar meu nome uma semana antes da convenção.
Meu nome foi aprovado e fomos para a rua pedir voto e consegui um mandato com uma expressiva votação. Hoje sou representante do povo de Açailândia, da região tocantina e do Maranhão com muito respeito ao povo.
Momento de tristeza
Não tenho muito que reclamar de tristeza, porém tem um momento que nunca vou esquecer: foi quando minha irmã Edilene faleceu em 24 de outubro 1997 num acidente automobilístico na Belém-Brasília. Também morreram no mesmo acidente uma sobrinha minha e um amigo. Então foi um momento de muita tristeza e que eu nunca vou esquecer. Claro que há momentos de tristeza quando morre um parente ou amigo, mas a morte da minha irmã me marcou e marca muito a minha vida todo dia, porque todos os dias eu lembro dela.
Maranhão
O Maranhão representa muito em minha vida, já que cheguei ao estado ainda menino, com meu pai atrás de perspectiva de vida melhor para todos. E foi no Maranhão, em especial em Açailândia, onde aprendi o pouco de conhecimento que tenho e onde fiz minha trajetória política. Minha esposa e meus filhos são do Maranhão. Portanto, minha vida é o Maranhão. Tenho um carinho especial por Minas Gerais, onde nasci, mas o que eu tenho - esposa e filhos – são do Maranhão e isso representa muito para minha vida.
Açailândia
Açailândia é uma escola em minha vida. É uma cidade que tem gente de todos os recantos do país; é uma cidade jovem com perspectivas muito grandes, futuras e que se desenvolve a cada dia, mesmo com seus problemas. E eu que sou político convivo com isto lá. Por isso, Açailândia representa minha vida. E eu, humildemente, como vereador pude contribuir para amenizar alguns problemas do município. Eu posso estar em qualquer lugar do país, mas nunca esqueço nem um minuto da minha querida Açailândia. Quando chegou de viagem que vejo Açailândia de longe é como se eu estivesse chegando dentro da minha casa.
“O meu mandato também é do Madeira e de Imperatriz”.
Sebastião Madeira
Eu tenho no Madeira, primeiro um grande amigo. Segundo, um exemplo político, já que ele teve quatro mandatos de deputado federal. A partir do momento que eu o conheci nunca deixei de votar no Madeira como deputado e trabalhar por ele.
O Madeira é um exemplo de homem publico. Ele contribuiu e muito para minha eleição. Andou comigo em vários municípios pedindo votos para mim. Contribuiu para o mandato do prefeito Ildemar e está fazendo um grande trabalho em Imperatriz. Eu tenho nele a gratidão de ele ter contribuído para o meu mandato de deputado federal. Tenho um carinho especial por ele.
O povo de Imperatriz me deu cinco mil votos. Jamais vou esquecer o que o Madeira fez por mim e os votos do povo de Imperatriz. Portanto, estou aqui na Câmara a serviço da região tocantina e de Imperatriz. O Madeira aqui tem um amigo, um irmão, um aliado e um companheiro. O meu mandato também é do Madeira e de Imperatriz. A onde ele estiver estarei com ele. Pode ser no momento bom ou num momento ruim.
Sonho
Sempre sonhei com bastante humildade em ajudar as pessoas que precisam de mim. Não tenho ambição por riqueza. O que gostaria era de ter reconhecimento de meu trabalho e contribuir para a minha região e para o Maranhão, como, por exemplo, levando faculdade para Açailândia para que nossos jovens pudessem se formar na própria cidade onde moram.
Eu vou contribuir com o mandato que o povo me deu para que isso aconteça. Portanto, meu sonho é ter vários mandatos para poder contribuir com o desenvolvimento de Açailândia, da região tocantina e do Maranhão, um estado muito importante, que se tornará mais próspero ainda. E isso vou fazer com muito trabalho.
Prefeitura de Açailândia, governo do Maranhão...
As coisas vão acontecendo. Dizer que um político não tem pretensão de atingir cada vez mais um cargo político, é mentira. A gente sempre sonha mais alto. Quem é vereador sonha em ser prefeito. Quem disser que um deputado federal não tem vontade de ser senador ou governador, está mentindo. Agora, eu tenho a consciência que tudo tem sua hora. Eu não tenho vaidade e não quero atrapalhar nada. Eu sou candidato a trabalhar pelo povo do Maranhão e da minha região.
Então o senhor não é candidato a prefeito de Açailândia?
Olha, o futuro pertence a Deus. Sou deputado federal e com esse mandato quero contribuir muito para o meu município e para região tocantina. Naturalmente, o grupo ao qual eu pertenço tem grandes nomes para disputar a sucessão do prefeito Ildemar e não descarto a possibilidade de meu nome também ser indicado.
Mas se depender de mim, eu sou deputado federal e espero fazer um grande trabalho em quatro anos. Isso é respaldado no trabalho, na seriedade e na humildade. Portanto, estou aqui a serviço do povo de Açailândia, da região tocantina e do Maranhão, mas o futuro pertence a Deus.

fonte frederico luiz

0 comentários:

Postar um comentário